Saiba definitivamente o que é balanced scorecard e como desenvolver um mapa estratégico neste artigo completo da internet.

Visando contribuir com a gestão moderna, o balanced scorecard surgiu como uma iniciativa que se vale de várias perspectivas do negócio para melhorar o monitoramento das métricas.

A partir da validação dessa iniciativa em empresas reais, a ferramenta se desenvolveu e passou por diversas melhorias, até chegar ao conceito atual de modelo de gestão estratégica.

Neste artigo apresentamos o passo a passo para que você possa entender o que é balanced scorecard, perceber a importância desta metodologia, além de dicas importantes de como implementá-lo dentro da empresa em que trabalha.

Como surgiu o balanced scorecard?

Criado no início dos anos 90 por David Nolan e Robert Koplan, o balanced scoredcard surgiu como uma ferramenta para suprir a realidade das empresas, como uma resposta a insuficiência dos tradicionais índices financeiros isolados que já não bastavam para garantir uma gestão efetiva.

A motivação para criar a metodologia veio do próprio mercado, cuja característica de alteração constante a partir de situações diversas, faz com que as empresas precisem ser rápidas nas ações, a fim de garantir resultados de sucesso.

As métricas antigas focavam em um único ângulo (financeiro) e em resultados passados, uma abordagem completamente diferente de o que é balanced scorecard, pois este passou a dar uma perspectiva do que se poderia esperar do futuro, com base no potencial dos recursos disponíveis e das tendências de mercado, uma vez que não monitora apenas fatores internos, mas diversas informações interdependentes, tanto internas quanto externas.

o que é balanced scorecard

O que é balanced scorecard?

É um modelo de gestão estratégica que cria objetivos para cada uma das principais perspectivas do negócio, a fim de resultar na visão de longo prazo da empresa.

Cada perspectiva  contribui para o mesmo propósito, pois, quando os setores da empresa estão direcionados para a mesma finalidade, o resultado tem potencial substancialmente superior em comparação quando cada um dos setores segue uma diretriz diferente.

Assim, só se pode entender o que é balanced scorecard, ao saber que a estratégia é o guia de tudo o que será feito, todas as ações estão focadas em atingir a visão de longo prazo a partir de ações de curto prazo.

Quais são as perspectivas da metodologia?

São quatro perspectivas previstas para implementar corretamente o balanced scorecard. Essas perspectivas partem de olhares externos (clientes e acionistas) e internos (processos e inovação) para fornecer as informações que ajudam a empresa a identificar os pontos cruciais que interferem em seus resultados.

  • Perspectiva do cliente: como os clientes nos veem?
  • Perspectiva interna: em que devemos melhorar?
  • Perspectiva de inovação e aprendizagem: como podemos melhorar e criar valor?
  • Perspectiva financeira: como os acionistas nos veem?

Essas perspectivas também são correlacionadas.

Por exemplo, uma vez que se quer aumentar a participação de mercado de um produto (objetivo) é preciso fazer com que o público queira comprar mais (perspectiva do cliente), o que torna necessária uma produção maior (perspectiva interna), que atenda a expectativa do comprador frente ao desempenho desse produto (inovação e aprendizagem), fazendo com que a companhia melhore seus rendimentos e valor frente ao mercado (perspectiva financeira).

Quando a estratégia é vista sobre este aspecto, percebe-se a relação de causa e efeito entre cada um dos objetivos que culminam no resultado esperado.

Dentro do balanced scorecard é possível monitorá-los em um mesmo relatório, facilitando a visão do gestor sobre a atual situação da empresa.

o que é balanced scorecard

Como adotar o balanced scorecard?

Ainda que a objetividade e a clareza das informações sejam premissas de o que é balanced scorecard, são necessários outros diversos esforços da administração para que ela consiga implementar este modelo de gestão estratégica.

Isso se dá pelo desafio de transformar estratégias abrangentes em objetivos específicos, para que fique tangível para cada um dos colaboradores, além de determinar os impactos das ações dentro do contexto de futuro da empresa.

Assim, para começar, se faz imprescindível que a estratégia da empresa esteja muito clara, pois, ela será desdobrada em objetivos para cada uma das perspectivas.

Por sua vez, esses objetivos terão metas e serão delegados aos setores competentes.

Tal exercício – de adaptar a visão macro para a micro – também é valioso para a expectativa de resultados, uma vez que para estabelecer as metas é preciso conhecimento sobre os processos da empresa e, assim, o auxílio dos cargos de liderança, tornando o diálogo mais aberto e as previsões e metas mais realistas.

Para conseguir transmitir as decisões tomadas durante o planejamento, a metodologia utiliza o mapa estratégico, uma ferramenta descritiva que auxilia na comunicação da estratégia. Conheça o passo a passo abaixo.

Como desenvolver um mapa estratégico?

Como tudo dentro de o que é balanced scorecard, a visão e a estratégia da empresa são os pontos de partida para a construção do mapa estratégico.

Em seguida, a estratégia parte para as quatro perspectivas explicadas acima e se transforma em vários pequenos objetivos, podendo ser mais de um para cada perspectiva.

Com o objetivo descrito é preciso saber o que será feito para que ele seja atingido, quais serão as iniciativas (campanhas, criação de nova linha de produtos, variação de produto, aumento de turnos, capacitação e outros) em cada uma das perspectivas, podendo ser mais de uma iniciativa em cada uma das quatro (clientes, interna, financeira, aprendizagem e inovação).

O terceiro passo é estabelecer as metas desejadas (percentual, tempo, quantidade de aumento ou diminuição, por exemplo) para cada um desses objetivos e especificar os indicadores (produtividade, atendimentos realizados, número de reclamações, índices de satisfação e outros) correspondentes a cada uma das perspectivas que serão monitoradas, a fim de entender se a empresa está no caminho certo.

A liderança também precisa entender o peso de cada uma das perspectivas de acordo com a realidade da organização e saber priorizar, tanto em atenção (demanda interna) quanto na liberação de recursos financeiros.

Ao final, o resultado do mapa estratégico deve ser uma clara relação de causa e efeito entre os objetivos estabelecidos em cada uma das perspectivas, a fim de executar corretamente as ações estabelecidas para alcançar os resultados.

Quanto a periodicidade do acompanhamento dos indicadores por parte da gestão, o tempo pode variar de acordo com a capacidade de processamento de dados da empresa, sendo mensal, quinzenal, semanal, diária ou, até mesmo, ser realizada em tempo real.

Uma vez que não estejam alinhadas com a estratégia, as métricas podem mudar, pois a metodologia não é engessada, mas prevê a contínua avaliação para identificar pontos de melhoria.

O importante é ter clareza quanto a estratégia e sobre o que é balanced scorecard, para que os melhores meios de alcançá-la possam ser trilhados conforme o plano. Assim, as alterações de métricas devem ser realizadas com a finalidade de facilitar a visão geral da estratégia, levando em consideração, ainda, o tempo mínimo de análise necessário de cada um dos indicadores antes de mudá-lo.

Implantação do balanced escorecard

O desenvolvimento do mapa estratégico é só o primeiro passo de o que é balanced scorecard.

Ele resume e facilita o entendimento da estratégia a todos os membros da corporação.

Adiante a isso é preciso realizar a comunicação, explicar o que é balanced scorecard e o planejamento a partir dele por diversos canais internos, a fim de que todos estejam cientes de que os objetivos de curto prazo são etapas para a construção da visão de longo prazo almejada pela empresa.

Em sequência se inicia a fase de acompanhamento das métricas.

Ela é crucial para o sucesso da metodologia, uma vez que a veracidade e a qualidade dos dados coletados garantem as tomadas de decisão assertivas e abrem espaço para  a revisão das decisões.

A partir dela podem surgir questionamentos acerca de uma possível necessidade de alteração que seja melhor para a estratégia ou uma solicitação de recursos, por exemplo.

É através dos índices que os argumentos surgem e possibilitam o trabalho da gestão e o aprimoramento organizacional.

Pontos-chave da execução do balanced scorecard

Para realmente entender o que é balanced escorecard e perceber seu poder de mudança e resultados é preciso ir além do passo a passo da metodologia em si e garantir alguns esforços administrativos para que ela integre a cultura e o cotidiano de trabalho dos colaboradores.

Os autores da metologia identificaram cinco fatores que se desdobram em diversas ações e influenciam diretamente na boa execução do balanced scorecard. São eles:

  • Mobilizar a mudança por meio de liderança executiva;
  • Traduzir a estratégia em termos operacionais;
  • Alinhar a organização à estratégia;
  • Transformar a estratégia em tarefa de todos;
  • Converter a estratégia em processo contínuo.

Veja abaixo o que cada uma delas prevê na prática.

Mobilizar a mudança por meio de liderança executiva

Este princípio coloca o gestor como figura ativa no processo de estimular as ações de desenvolvimento provocadas pela metodologia na empresa.

Ele precisa estar envolvido com a implantação e incentivar as ações necessárias para a boa execução do balanced scorecard, como promover o desenvolvimento de funcionários, estimular a inovação e a comunicação.

Traduzir a estratégia em termos operacionais

Este fator está ligado as etapas de cumprimento da metodologia que este artigo se propôs a explicar. A estratégia precisa ser o centro das ações da empresa, sendo transmitida de forma clara aos colaboradores, que veem a visão de futuro da empresa se desdobrar em objetivos de curto prazo no seu cotidiano de trabalho.

Esses objetivos, por sua vez, estão ligados aos demais especificados no mapa estratégico sendo correlacionados aos objetivos das demais perspectivas e, somados, garantem a construção da visão de longo prazo da organização.

As metas relacionadas a cada um dos objetivos e a delegação das ações também estão previstas dentro deste fator.

Alinhar a organização à estratégia

O alimento está associado a todas as esferas de relacionamento no cotidiano do processo da organização, seja os acionistas, parceiros, funcionários e outras unidades do negócio, no caso de grandes corporações (neste último contexto a alta gestão executiva torna ativo e claro o seu papel dentro da execução do balenced scorecard).

A necessidade de conhecimento da estratégia se dá porque ela favorece a colaboração entre os setores, o compartilhamento de boas práticas e a troca de informação que visam o desenvolvimento contínuo de todas as partes interessadas.

Transformar a estratégia em tarefa de todos

Traduzir a estratégia para o cotidiano requer capacitação para desenvolver as habilidades necessárias para o atingimento das metas e o total entendimento estratégico, como compreender a mensuração das métricas e seus possíveis significados.

Para engajar os colaboradores é preciso alinhar a contribuição da equipe, bem como a participação individual e os incentivos possíveis pelo atingimento das metas, conforme a realidade de benefícios e reconhecimento de cada organização.

Esse fator está associado ao sentimento de PERTENCER. Fazer parte de algo maior (estratégia) dentro de suas atividades diárias (objetivo) e ser beneficiado quanto os resultados são atingidos.

Converter a estratégia em processo contínuo

O último fator está intimamente ligado ao acompanhamento das métricas, bem como a interpretação e uso dessas informações pela gestão que deve colocar a prova todos os pontos do balanced scorecard tendo em vista a dinâmica do mercado.

Ou seja, numa perspectiva de rever a estratégia e todos os pontos que a compõe (orçamento, objetivos e planejamento), bem como compartilhar conhecimento adquirido e orientar as informações para o ganho de competitividade, a fim de garantir as melhores decisões para o futuro da empresa.

A partir de todos as explicações sobre o que é balanced scorecard, o objetivo deste artigo foi mostrar o potencial que a decisão por esta metodologia tem ao tornar a empresa numa catalisadora de oportunidades, melhorias e inovação.

Alinhar todos os esforços da empresa sob uma mesma expectativa de resultados, de forma clara e em constante comunicação e colaboração, traz resultados mais expressivos, além de manter a gestão alinhada com o mercado contemporâneo, é estar um passo a frente na complexa busca por resultados.

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