Dentro de uma onda crescente de mecanização e automação do trabalho em diversas esferas, uma das posições que ainda não tem a menor previsão de se extinguir é a posição de liderança.

No mundo dos negócios, cada vez mais fica claro que a capacidade de gerir bem uma equipe produz melhores resultados do que a presença de um líder icônico, que tem grandes conquistas individuais no currículo.

O líder que pauta sua trajetória em vitórias pessoais, ou que se coloca como protagonista dos sucessos da equipe, corre um sério risco de perder o vínculo com sua equipe. Isso vai resultar em colaboradores pouco motivados e uma relação de oposição entre a liderança e o time que prejudica a performance e a qualidade do ambiente no trabalho.

Inspirar competência, não competir

Liderar de forma motivadora envolve uma série de competências como sensibilidade para identificar as potencialidades e fragilidades de cada um, assim como acompanhar o ritmo do seu desenvolvimento, ter senso de justiça apurado, combinar empatia com imparcialidade, e muitas outras. Uma das mais importantes é criar e usar com sabedoria o seu poder de influência, estabelecendo um exemplo que inspira positivamente. Assim, bons líderes estabelecem as bases fundamentais de uma equipe sólida e motivada.

Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder. TÁCITO

É simples entender isso quando constatamos uma cabeça motivada pensa melhor do que uma mente desinteressada. Assim como duas cabeças motivadas tem um potencial muito maior, e assim por diante… O processo não só é aprimorado pela motivação, como o número maior de pessoas focadas na resolução de um mesmo problema traz alternativas mais inteligentes, e em menos tempo.

Os estilos de liderança são diversos, variam de pessoa para pessoa, de acordo com o momento de vida e o contexto profissional. E, como liderar envolve profundamente as relações humanas, existem coisas que só a experiência pode ensinar. Mas, de maneira geral, podemos observar características comuns em grandes líderes, de Walt Disney a Larry Page. Essas habilidades e conhecimentos que ajudam a nortear uma boa liderança podem (e devem) ser estudadas e aprimoradas por quem planeja ocupar uma posição como essa.

Evolução pessoal com benefício coletivo

Para auxiliar nesse processo, a Symnetics elaborou o programa Leading Emerging Futures, que capacita profissionais para atuar em alto nível como líderes de hoje e do futuro.

Um curso online com um encontro presencial, mentorias individuais ou em equipe e aplicação prática dos conceitos, métodos e ferramentas abordados no programa. Assim, trabalha o potencial de cada um para criar e compartilhar propósitos que guiem a equipe; motivam e dão sentido ao trabalho, ao mesmo tempo que criam valor para os consumidores e stakeholders.

O programa trabalha alguns conceitos estruturais da liderança, transmitidos por profissionais experientes e reconhecidos no mercado que compõem o time da Symnetics.

Os conceitos e métodos abordados no curso estão divididos em 4 tópicos:

  • Expandindo a percepção
  • Tendências e futuros
  • Criação de cenários, territórios e roadmaps
  • Liderando a transformação

André Coutinho (Sócio-Diretor da Symnetics e especialista em inovação) conduz o curso. Ao longo do programa, colocam sua experiência e conhecimento técnico à disposição dos participantes através da mentoria individual ou em grupo. Essa conversa personalizada, que leva em conta a realidade profissional e de mercado em que está inserido, acontece de maneira online, um mês após a finalização do curso. Isso possibilita o amadurecimento do conteúdo e análise dos primeiros resultados dos conceitos aplicados no cotidiano de trabalho.

O programa é elaborada em cima de metodologias que atendem as demandas do século: Estratégias sustentáveis e seu valor para os stakeholders; Papel da liderança; e Liderança para a transformação dos negócios.

Assim, o programa Leading Emerging Futures desenvolve suas habilidades para gerenciar o processo de mudança das empresas a partir da remodelagem de negócios e da gestão de riscos, considerando as tendências do mercado e da economia, com foco na inovação como força motriz do processo de criação de futuro.


Você pode conhecer melhor os cursos na plataforma educacional da Symnetics, ou mais novidades no nosso site.

Além disso, disponibilizamos mais conteúdo em outros canais: LinkedinInstagramFacebook e Youtube.

Deixe uma resposta

Fechar Menu