A ação é a ponte que liga a imaginação com a realização. Um plano de ações orientado por um objetivo bem definido é a base para conseguir concretizar um projeto de qualquer natureza. No ambiente corporativo, essa lógica reafirma mais uma vez a importância do pensamento estratégico no planejamento de uma empresa.

No cenário atuas, onde as corporações estão sendo obrigadas a reinventar-se com urgência, precisamos dar uma atenção especial aos princípios das organizações focadas na estratégia.

Princípios da Organização Focada na Estratégia

Segundo Robert Kaplan e David Norton, os autores do método BSC -Balanced ScoreCard-, existem cinco fatores que são determinantes para colocar uma estratégia no centro ações da companhia:

  • Traduzir a estratégia em termos operacionais
  • Converter a estratégia em processo contínuo
  • Alinhar a organização à estratégia
  • Mobilizar a mudança por meio de liderança executiva
  • Transformar a estratégia em tarefa de todos

A seguir, vamos detalhar um pouco os dois primeiros tópicos. No próximo artigo dessa série, Implementar a estratégia III: a potência da colaboração, trataremos os demais tópicos, com ênfase nos processos de engajamento da equipe em relação ao um planejamento estratégico.

Gestão da Estratégia

Apenas gostar ou usar muito de palavras não basta, é preciso saber transformá-las em Atos e Ação. SUN TZU

Fazer um acompanhamento cuidadoso dos resultados durante a implementação de um projeto estratégico é fundamental. Para isso, é preciso estabelecer um sistema de governança sólido e monitorar o desempenho de projetos estratégicos em cada etapa do processo.

Identificar os pontos fortes e fracos da estratégia com velocidade traz a possibilidade reagir de forma ágil a assertiva. Com isso, uma empresa consegue aproveitar melhor as oportunidades e minimizar os prejuízos no caso de algum imprevisto. Seguindo essa lógica, fica claro que a eficiência da gestão da estratégia pode representar desde uma alavancada substancial nos resultados de um empreendimento até uma redução drástica do potencial total.


Definição das metas e indicadores

A metodologia Balanced Scorecard é aplicada a partir de indicadores estratégicos. Eles devem estar diretamente ligados às metas da empresa e ser monitorados constantemente.

As metas ajudam a manter a atenção da empresa nas mudanças e nos resultados esperados.
Os indicadores são os alicerces em cima dos quais essas mudanças se concretizam.

Para aproveitar da melhor forma o potencial transformador das metas, fazemos uma construção intersetorial do mapa estratégico. Evidenciando as relações entre as áreas de uma empresa e a abrangência da estratégia, os líderes de diferentes setores têm mais facilidade para reconhecer a dependência mútua e traçar um planejamento que conte com o envolvimento e traga benefícios para todos.

Assim, determinamos uma stretch (meta ambiciosa e de longo prazo) que será construída no cotidiano de trabalho, a partir de ações bem delineadas e bem gerenciadas que materializam transformações reais nas empresas.

Existem diversas maneiras de estabelecer as metas, como o benchmarking (avaliação interna e externa visando aprimoramento), bem como focar no resultado para o cliente. O contexto específico de cada organização é que vai determinar as técnicas mais apropriadas para conduzir esse processo. Um traço fundamental é comum a todas elas: a necessidade de construir um planejamento que tenha coerência e correlação totais entre as metas, indicadores, objetivos e iniciativas.

Mapeamento estratégico

Outro ingrediente valioso no processo de planejamento é um mapa de tendências para o mercado, que facilite a identificação de oportunidades e projetar cenários variados para o futuro.

Com a construção de um mapa estratégico, é possível definir metas e estabelecer indicadores com mais precisão e assertividade. É um passo importante para estabelecer um portfólio próprio de projetos estratégicos, entendendo o panorama do mercado para tomar as melhores decisões.

Definição de iniciativas

As iniciativas são as ações do dia a dia que materializam a estratégia. Estão ligadas à realização de mudanças específicas, a criação de capacidades estratégicas, a melhoria de processos e outras formas de aprimorar o desempenho da organização a partir de atitudes e protocolos pontuais. Cada uma das iniciativas tem um período estabelecido de duração, e assim cumpre papel objetivo na estratégia e no planejamento.

Para definir iniciativas assertivas, é preciso identificar com clareza o que a empresa deseja. Em seguida, colhemos ideias variadas de iniciativas e, a partir delas, filtramos as que são possíveis e de maior relevância. Aquelas que forem consideradas mais relevantes e viáveis tornam-se práticas cotidianas.

Estes são alguns dos aspectos referentes ao processe de operacionalização de uma estratégia. Se o planejamento traz diversas variáveis e sutilezas, a implementação pode ser ainda mais delicada. Uma estratégia mal implementada pode acabar sendo mais prejudicial do que a ausência total de estratégia. Ao longo do processo de implementação, esse tipo de situação pode acontecer por inúmeras razões.

Todo esse processo é esmiuçado no programa Strategy Execution, da Symnetics. O programa online oferece 8 horas de conteúdo exclusivo, além de artigos, estudos de caso e apresentações completas que explicam detalhadamente o assunto. Já as sessões presenciais que contemplam 56 horas é focada em exercícios práticos, estudos de casos e troca de experiência entre os participantes.

O escopo deste programa de capacitação aborda as melhores estratégias para cada caso. É baseado em métodos e estudos comprovados e está dividido em quatro módulos: planejamento e gestão, engajamento e risco estratégico. Oferecido em três modalidades, de acordo o interesse em contar com uma monitoria ou até aulas presenciais. Aproveite para conquistar sua certificação na metodologia BSC -Balanced ScoreCard e se tornar especialista em gestão e execução de estratégia .


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