O sucesso da empresa está intimamente ligado a importância do planejamento estratégico. E desenvolvê-lo é tarefa crucial para a gestão de toda a empresa.

É no momento do planejamento que a liderança executiva, juntamente com os acionistas e partes interessadas, decidem quais os objetivos pretendem alcançar, organizando-o em tempo, ações e recursos.

No entanto, antes de descrever objetivos e metas, são realizados levantamentos de mercado e de desempenho interno (com base em períodos anteriores), tendo em vista a tarefa de indicar prazos e metas coerentes alinhados com aprendizados passados.

Também é realizado estudo de tendências e cenários prospectivos, a fim de obter, caminhos possíveis dentro da estratégia traçada pela liderança executiva.

Confira abaixo seis vantagens de desenvolver e implantar o processo de planejamento estratégico em sua organização.

A partir de um planejamento estratégico bem feito, será possível perceber o impacto e a importância do entendimento deste processo no cotidiano das empresas.

1. Gestão organizada

Uma empresa que não sabe onde quer chegar está fadada ao insucesso mesmo antes de começar suas atividades, pois não tem foco.

Um bom planejamento estratégico garante clareza quanto ao papel a ser cumprido pela organização no mercado.

A descrição da missão, visão e valores guia as atividades diárias do negócio, auxiliando tanto nas decisões administrativas como nas demais atividades, seja no atendimento ao cliente ou no relacionamento com os parceiros e os colaboradores, pois todas as interações e operações da empresa devem refletir os valores que a caracterizam e que foram divulgadas ao mercado.

importância do planejamento estratégico

2. Comunicação alinhada

Ao informar os resultados que estão sendo buscados, a importância do planejamento estratégico também se desdobra para o restante da equipe, que passa a entender seu papel na estratégia da organização, através de ações fundamentadas e objetivos pré-definidos.

Este alinhamento, composto pelo desdobramento e comunicação da estratégia para os demais membros da equipe, reforça os objetivos a serem perseguidos durante o período de tempo estabelecido.

Ou seja, a existência de um bom planejamento estratégico permite que a gestão passe, de forma objetiva e clara, as diretrizes que nortearão o trabalho de cada um dos funcionários para obter os resultados desejados.

Assim não deixa dúvidas quanto ao desempenho esperado para cada uma das áreas da empresa e como ele será avaliado no decorrer de suas tarefas diárias.

3. Agilidade das ações

O planejamento estratégico é o guia condutor das ações da empresa.

A partir dele é possível descrever as atividades que serão necessárias para o crescimento do negócio.

Estas atividades avaliam desde como a empresa se posiciona perante o mercado no presente e em relação ao futuro, como também orientam sobre o que tem de ser feito para cumprir as premissas que pautam as práticas daquela organização.

Através de um planejamento estratégico bem feito, as atividades internas se tornam dinâmicas e é possível ter uma diminuição no tempo de resposta entre um acontecimento e outro, pois as ações e próximos passos já estão previstos dentro do planejamento.

Se não foram previstos, pode e deve ser feito um ajuste de rota, definindo estratégias alternativas, para alcançar o crescimento, apesar de fatores externos como crise e recessão.

A clareza das informações e a delegação das atividades também são fatores que influenciam na execução do plano estratégico, pois inibem a burocratização, ao passo que incentivam a autonomia e encorajam a pró-atividade dos colaboradores (tendo em vista os pilares que guiam a empresa e a estratégia), estimulando uma série de atitudes que otimizam os recursos da empresa.

4. Desenvolvimento contínuo

Outro ponto que indica a importância do planejamento estratégico é o compromisso com o crescimento e com o amadurecimento contínuo do negócio.

Através deste recurso, uma série de aprendizados com o ciclo anterior é absorvida e incentiva mudanças nos processos organizacionais.

Para os lucros conquistados e previstos também são planejados investimentos, revertendo os ganhos em aprimoramento e/ou ampliação para o desenvolvimento da empresa, possível de ser realizado de diferentes maneiras, desde capacitação e reconhecimento de funcionários (benefício ou aumento de salário, por exemplo) ou, ainda, por meio de aquisições materiais de diferentes tipos.

Todos esses pontos de avaliação interna e de investimentos afetam positivamente o cotidiano de trabalho, bem como a entrega para o cliente final, seja através do atendimento feito por funcionários comprometidos ou porque o produto ou serviço obtiveram melhorias.

5. Identificação de oportunidades

Os levantamentos previstos no desenvolvimento do planejamento estratégico ampliam os horizontes para o futuro da empresa, pois permitem analisar a concorrência, as tendências e as ameaças do mercado.

Fatores estes que interferem diretamente no faturamento da organização, em aumento ou em diminuição de recursos.

Tais avaliações reforçam a importância do planejamento estratégico, pois, a partir do seu desenvolvimento, novas oportunidades podem ser identificadas.

E uma vez reconhecidas, as brechas de mercado podem se tornar um dos objetivos do planejamento vigente, e ter guinadas estratégicas que explorem o potencial da ideia, ao orientar a empresa e seus recursos em favor de sua realização.

A análise interna também é um fator potencial na exploração de oportunidades, uma vez que identifica as habilidades e recursos já presentes na empresa e os que são necessários adquirir para que as oportunidades sejam desenvolvidas adequadamente.

6. Antecipação de cenários

Ainda que toda a empresa tenha o desejo de progredir, o mercado, por vezes, apresenta obstáculos e desafios que atrasam os resultados desejados.

No entanto, mesmo que o cenário esteja desfavorável, a importância do planejamento estratégico não é afetada, pois os objetivos previstos nele precisam ter em vista diferentes situações.

Na prática significa ter planos de ação considerando circunstâncias realistas, otimistas e pessimistas, pois, uma vez que a administração seja surpreendida por algum acontecimento que interfira diretamente o negócio, o desespero não se instalará, pois as ações para conter o impacto já estão previstas.

Em situação contrária, em que todas influências estejam favoráveis, tal preparação também se demonstra valiosa, uma vez que a empresa já identificou todos os recursos e possibilidades a serem exploradas, potencializando a geração de receita e rentabilidade.

importância do planejamento estratégico

Importância do planejamento estratégico

As vantagens descritas acima apenas reforçam o papel e a importância do planejamento estratégico.

Ele é como um mapa que a empresa precisa ter para se direcionar todos os dias, a fim de não perder o foco.

A constante revisão da estratégia, em tempo menor do que o ciclo anual, tendo em vista a dinâmica do mercado e a análise aprofundada de novas informações, garantem decisões assertivas e alinhadas ao mercado.

Isso porque todas as empresas precisam estar preparadas para os desafios que existem dentro do mundo dos negócios e não desenvolver um bom planejamento estratégico abre espaço para o desperdício de recursos, a perda de talentos e a retração da empresa.

Em contrapartida, o desenvolvimento e a implantação correta deste processo só comprovam a importância do planejamento estratégico, pois ao direcionar os recursos, integrar e empoderar a equipe – que se sente confiante para resolver as dificuldades diárias -, garante os fatores necessários para conquistar os resultados esperados e ser uma empresa bem-sucedida, orientada à estratégia!

Para saber como utilizar melhor o planejamento estratégico e executá-lo na empresa, explicamos no blog sobre a metodologia de Balanced Scorecard, que ajuda identificar os pontos cruciais que interferem em seus resultados na empresa. Clique aqui e confira.


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