Ser um profissional voltado para resultados pode fazer a diferença na sua carreira e planejamento e gestão estratégica são as chaves para o sucesso!

desenvolvimento de lideranças e o processo de sucessão de cargos de gestão são as principais preocupações entre os recursos humanos das empresas, com índice de 65%, de acordo com levantamento realizado pela McKinsey.

Encontrar estes profissionais é o maior desafio, visto que o perfil buscado precisa de habilidades múltiplas que, combinadas com capacidade de entrega e outras características de comportamento, constroem um bom líder.

Dentre elas está o apoio aos demais membros da equipe – com interesse e colaboração reais que gerem confiança e desenvolvimento – além da capacidade de análise sob diversas perspectivas, a resolução efetiva de problemas e a orientação para resultados.

Uma segunda pesquisa, realizada pela Capgemini e Linkedin em 2017, confirma a ausência do mesmo tipo de aptidões, denominadas como soft skills ou habilidades pessoais.

Entre as identificadas, os principais déficits entre demanda e oferta estão, por ordem decrescente, no conforto na ambiguidade, na colaboração, na gestão de mudanças, no foco no cliente, na tomada de decisões baseadas em dados e na mentalidade empreendedora.

Frente à essa procura, o planejamento e gestão estratégica são, respectivamente, ferramenta e modelo de gestão que auxiliam profissionais a corresponder à expectativa de um mercado exigente e com desafios tão complexos.

A inovação e “open mind” – mentalidade criativa – também podem ser usadas em favor destes profissionais que esperam por uma oportunidade de crescimento e reconhecimento em suas organizações.

Quando bem aplicadas, todo o potencial das metodologias e a sinergia da equipe, trabalham a favor da estratégia, buscando sempre, a inovação dos processos e desenvolvimento de novos negócios.

O poder do planejamento e gestão estratégica

A atuação do líder precisa estar envolvida com o presente, a fim de dar suporte aos liderados e corresponder às metas, a partir de monitoramento constante dos indicadores.

Um bom líder também deverá efetuar uma boa gestão de seu planejamento e ter uma visão de futuro, por meio do entendimento de tendências e insights de acordo com o comportamento do mercado, reavaliando constantemente suas decisões.

Assim, a união entre planejamento e gestão estratégica passa a ser um processo natural, que acontece por consequência das ações de causa e efeito e tomada de decisão.

Há uma relação de interdependência entre eles, pois uma gestão estratégica sem planejamento está sem foco e um planejamento sem a gestão estratégica está destinado a continuar no papel.

Para entender melhor o que estamos falando, conheça os conceitos de planejamento e gestão estratégica a seguir.

planejamento e gestão estratégica

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um documento cujo desenvolvimento é o alicerce da estratégia da empresa, pois a partir dele serão realizadas diversas análises e a descrição de decisões que nortearão todas as ações e atuações da organização.

Isso porque a determinação ou reavaliação da missão, visão e valores, ponto de partida do desenvolvimento, é decisiva para a cultura empresarial, responsável em  manter a consistência entre o discurso, o cotidiano dentro das instalações e o futuro do negócio.

Em seguida, a análise interna promove diversos aprendizados que são absorvidos, a fim de dar orientações mais assertivas, bem como a avaliação de fatores externos (legislação, governo, tendências, tecnologias em desenvolvimento) e da concorrência são fundamentais para embasar cenários possíveis, a fim de responder rapidamente aos acontecimentos que se concretizarem, para que a companhia não perca competitividade e valor.

A partir de tais avaliações haverá a consolidação de ideias a longo prazo e será possível indicar qual o caminho que a empresa pretende seguir para alcançar a posição desejada pela visão empresarial e, a partir de então, aproximar o planejamento e gestão estratégica, para que as orientações possam ser desdobradas na realidade das operações.

Gestão Estratégica

Já a gestão estratégica é o processo contínuo em integrar os recursos da empresa, a fim de conquistar os resultados desejados pela estratégia.

Para tanto, é preciso identificar como cada um dos fatores chave do negócio precisa contribuir na busca de tais objetivos.

Dessa forma, a gestão estratégica se encarrega de identificar e orientar as responsabilidades a cada uma das áreas envolvidas, bem como monitora as métricas periodicamente, para avaliar se os índices continuam fazendo sentido para a estratégica, tendo em vista não somente os dados internos, mas também a constante avaliação dos acontecimentos externos, pois a análise diária desses pontos pode provocar mudanças.

A partir dessa responsabilidade, o balanced scorecard é um modelo eficiente para integrar o planejamento e gestão estratégica, pois através de quatro perspectivas (financeira, clientes, interna, aprendizagem e inovação), consegue organizar as ações e monitorar os resultados.

Dentro da metodologia, o planejamento estratégico tem papel fundamental, uma vez que a visão da empresa é o centro de todos os esforços que serão desdobrados para as perspectivas. A clareza e a objetividade da estratégia são cruciais, pois elas precisam ser consistentes, a fim de orientar todas as decisões que surgirão em seguida.

O próximo passo é o desenvolvimento do mapa estratégico, ferramenta do balanced scorecard, na qual a estratégia a longo prazo se articula em vários objetivos de curto prazo. Esses objetivos têm metas, métricas e iniciativas diferentes em cada uma das perspectivas, sendo preciso, também, delegar a responsabilidade e estabelecer prazos.

Um ponto de atenção que não pode ser ignorado é a relação de causa e efeito entre os objetivos, pois a realização de um objetivo favorece o cumprimento do outro (mesmo que seja de outra perspectiva), ao passo que todos juntos cumprem a estratégia geral da empresa.

Em sequência se dá o monitoramento das métricas que, como mencionado, pode trazer dados que justifiquem a alteração de algumas decisões prévias, na busca de aprimorar os esforços que buscam alcançar a visão da organização.

O planejamento e gestão estratégica são recursos indispensáveis para um bom líder, ainda que não seja simples a execução no dia a dia.

No entanto, são habilidades que podem ser conquistadas e treinadas, pois a convicção de que liderança é um dom, há muito já foi superada, vistas as diversas metodologias que auxiliam e complementam a atuação dos bons profissionais.

Adquirir e aprofundar novos conhecimentos é a chave para que as habilidades e o perfil profissional não se tornem obsoletos frente às necessidades do mercado. Há programas de capacitação com diversos recursos educacionais que facilitam o entendimento e a implantação dessas ferramentas no contexto de diferentes organizações.

Este artigo teve o objetivo de fomentar a busca por informações e soluções, tendo em vista o planejamento e gestão estratégica como recursos que promovem carreiras profissionais. Pois, ao saber mais sobre cada uma destas etapas e metodologias que facilitem o monitoramento dos objetivos estratégicos, o desenvolvimento e a implementação de uma gestão bem sucedida torna-se uma realidade efetiva na vida destes profissionais.

Para tirar possíveis dúvidas sobre a efetividade do planejamento estratégico, confira seis vantagens de ter essa ferramenta consolidada nas atividades gerenciais das organizações orientadas à estratégia!


Deixe uma resposta

Fechar Menu