Investir tempo e esforços que promovam o alinhamento estratégico dentro da corporação garante maior efetividade na execução do planejamento estratégico.

Imprescindível para que o futuro projetado para a empresa se torne uma realidade sustentável, o alinhamento estratégico se caracteriza pelo foco da organização na estratégia de maneira dinâmica, comprometida e gerenciada.

Para alcançá-lo é preciso se certificar que o ambiente — e todos os fatores que o compõem — ajam sistematicamente a favor da visão empresarial, o que faz da atuação de cada colaborador uma contribuição intensa ao sucesso desejado nos processos de desdobramento estratégico.

Ao continuar a leitura você entenderá o que é alinhamento estratégico, a abrangência necessária para a sua implementação e o que esperar dele!

O início do alinhamento estratégico

O planejamento estratégico é amplamente difundido no meio corporativo devido ao papel central que possui no contexto da gestão estratégica. Visa alcançar a clareza de posicionamento, alinhando as perspectivas internas e externas, tendo como foco central a estratégia corporativa, em busca de um melhor desempenho e, consequentemente, um melhor resultado.

Dada a importância desse conteúdo, o planejamento estratégico é o ponto de partida do alinhamento estratégico, uma vez que define as características, as ações e as ambições da empresa. Essas informações precisam ser amplamente difundidas e ser o foco de todos dentro da organização.

Entenda o papel de cada uma etapas presentes na elaboração do planejamento estratégico, sob a perspectiva da implementação, alinhamento e comunicação da estratégia.

Missão

A missão da empresa fornece a todos os integrantes do negócio uma resposta sobre o papel que ela exerce frente ao mercado.

Mais do que uma frase bonita, a missão da empresa deve representar a realidade das operações para que tenha credibilidade junto aos funcionários, podendo inspirá-los a continuar colocando-a em prática todos os dias.

Assim, ao ser divulgada e reforçada internamente, a missão é o primeiro ponto de alinhamento dentro da corporação, pois, todos precisam entender a contribuição direta de suas atividades com o propósito da organização.

Valores

As atitudes e princípios que norteiam a empresa são fundamentos cruciais para o alinhamento estratégico. Eles são a base da cultura corporativa que deve promover o ambiente favorável para o cumprimento da missão e atingimento da visão.

Manter um ambiente organizacional que seja coerente com os valores das empresas é papel do alinhamento estratégico, o que se concretiza através das atividades despenhadas pelas equipes no dia a dia das operações.

Visão

O projeto de futuro traçado pela empresa precisa de características claras sobre o tempo para ser concretizado e no posicionamento desejado.

A visão é o principal objetivo da empresa e, por isso, tem de ser difundida e acompanhada por todos os membros da equipe: tanto pela perspectiva geral, quanto na realidade específica dos setores, uma vez que o resultado é a composição destes dois fatores.

O alinhamento estratégico auxilia a busca pela visão, pois trabalha a homogeneidade das informações, fazendo com que todos os esforços sejam constantemente colocados sob a mesma direção, principalmente nas situações de ajustes ou modificações da estratégia.

É preciso destacar que estes três elementos abordados (missão, visão e valores) são definições que devem formar as raízes do conjunto de ações que vem a seguir. Portanto, os dados que sustentam este posicionamento devem ser resultado de aprofundada análise estratégica, tanto interna quanto externa.

Implementação do alinhamento estratégico

Tomando como base as três definições anteriores a empresa precisa traçar a estratégia que irá adotar. Ou seja, viabilizar uma situação presente e planejar ações que, de maneira progressiva, avancem rumo ao projeto de futuro da companhia.

Esse processo de desenvolvimento da estratégia, por sua vez, precisa se atentar a uma série de características que beneficiam o alinhamento estratégico, na busca de uma execução efetiva com resultados consistentes: baixos índices de retrabalho e altos índices de produtividade.

Veja abaixo os pontos de atenção que contribuem para o alinhamento estratégico e para o atingimento de melhores resultados.

Modelo de gestão estratégica

O modelo de gestão indica a forma que a empresa será conduzida. A gestão estratégica, por princípio, se vale de diversos indicadores que facilitam o entendimento sobre o desempenho dos setores e possibilita a tomada de decisões.

Contudo, há metodologias específicas, como o balanced scorecard, que conseguem alinhar organizações de diferentes tamanhos e portes, até aquelas que possuem muitos setores a serem orientados, trabalhando no complexo engatilhamento de ações de curto prazo que, no decorrer, acabam por cumprir a visão.

Balanced Scorecard para o alinhamento estratégico

A contribuição trazida pelo balanced scorecard está alicerçada no poder de entendimento e, devido a isso, à propagação da estratégia por todos os níveis da empresa. O alinhamento estratégico se fortalece a partir dessas características.

O método auxilia em todas as fases: desde a criação até o acompanhamento da implantação das ações da estratégia através do mapa estratégico.

A partir desta ferramenta a visão passa por um processo de desdobramento estratégico, no qual são indicados objetivos focados na perspectiva financeira, de clientes, processos internos e inovação.

Após a classificação e distribuição dos objetivos, estes passam por detalhamento sobre o que pretendem alcançar, as métricas que serão acompanhadas, a meta a ser buscada, além da delegação de setor e responsável.

O grande diferencial do mapa estratégico está na correlação que ele faz entre as perspectivas, pois deixa evidente que a concretização de um objetivo acaba por facilitar a realização do outro, ainda que ele seja de uma outra perspectiva.

Ações são engatilhadas a partir de um entendimento amplo das consequências e da conclusão de cada um dos objetivos. E, assim, fazer com que cada colaborador consiga enxergar a própria contribuição na construção do futuro da empresa, benefício que é diferente da lógica da maioria das empresas.

O propósito da organização se torna compartilhado e a cooperação é incentivada, pois é preciso a contribuição de todos para que a visão seja alcançada. Os funcionários não estão apenas cumprindo suas funções, uma vez que se sentem parte do todo e não apenas da realidade de suas áreas especificas de atuação.

Contudo, explicar o balanced scorecard como método não é suficiente, há algumas providências e recursos a serem investidos para que sua implantação favoreça o alinhamento estratégico.

Sistemas da informação

Quanto maior a empresa, maior o desafio de manter o alinhamento estratégico, dada a dificuldade de coleta e processamento de informações e disseminação das decisões tomadas a partir do levantamento de dados.

Para resolver esta questão é necessário que os responsáveis pela gestão estratégica use muito bem as tecnologias disponíveis, a fim de tornar o alinhamento mais fácil entre os setores e, consequentemente, tornar a gestão da organização mais efetiva.

O sistema visa a rapidez de resposta frente a novos acontecimentos de mercado, fazendo com que a decisão do gestor seja compartilhada e recebida no menor tempo possível. Também possibilita o acompanhamento do desempenho das diferentes áreas, além de identificar e comunicar os ajustes feitos na estratégia com maior rapidez.

Para tanto existem diversas opções de software balanced scorecard no mercado que suportam as diferentes demandas, tendo recursos diferentes a serem explorados e personalizados conforme a realidade de cada organização.

É preciso que a adesão ao sistema leve em consideração o perfil do quadro de colaboradores responsáveis em atualizá-lo, a fim de que seja utilizado em seu nível máximo de desempenho, fazendo de cada uma das funções, uma aliada para o sucesso da estratégia.

Isso significa que pontos de atenção como: navegabilidade, idioma, tipo de acesso e recursos precisam ser criteriosamente avaliados. Ou seja, levantar todas as necessidades antecipadamente e realizar testes, bem como realizar ajustes no sistema antes de implantá-lo definitivamente.

A fase seguinte é o treinamento abrangente e esclarecedor, que traga a segurança necessária ao uso do sistema a fim de não inibir os colaboradores que passam a ser multiplicadores da informação.

Cultura corporativa

Em metodologias como balanced scorecard, em que a cooperação e a inovação são estimuladas, a necessidade de autonomia e a tolerância ao erro são premissas para que as novas soluções possam passar pelas fases de validação até que cheguem ao patamar esperado, conforme estipulado nos objetivos estratégicos.

E então, o desafio do alinhamento estratégico passa a ser o comportamento dos funcionários, cujas ambições e sonhos precisam estar alinhados com os da empresa para que a parceria entre colaborador e corporação não gere negligência ou frustração em nenhuma das partes.

Sinais de descomprometimento, ausência de colaboração e falta de participação ativa geram perda do principal recurso do século: tempo. E todos os demais ativos e recursos acabam por ser afetados negativamente por esta realidade.

Assim fica clara a necessidade da empresa fomentar a cultura corporativa e ter consistência entre sua realidade do dia a dia e sua proposta de valor (missão, visão e valores), bem como deve utilizar a metodologia e recursos citados neste artigo. No entanto, todas estas decisões não serão suficientes se o foco do trabalho não estiver diretamente relacionado às pessoas.

Contratação por identificação

Aliar os valores pessoais dos funcionários com os da empresa é determinante para que o período de trabalho traga experiências e resultados positivos para o profissional e para a organização.

Competências essenciais não podem ser negligenciadas, porém, a possibilidade de dar preferência ao perfil frente à experiência de trabalho aumenta as chances de identificação sem ônus à performance, pois, conhecimentos profissionais podem ser desenvolvidos em programas de capacitação de alto nível.

Decisões como esta precisam ser embasadas a partir de processo de recrutamento planejado, com o auxílio da área de Recursos Humanos da empresa, a fim de identificar com assertividade os profissionais que compartilham dos mesmos princípios que a corporação.

O objetivo é fazer com que o comprometimento seja mantido a longo prazo, de maneira a superar desafios e estar motivado, uma vez que compartilham do sentimento de pertencer com o contexto no qual estão inseridos.

Esta questão de valores não deve ser confundida, no entanto, com habilidades profissionais, cuja heterogeneidade só têm a contribuir com as premissas do balanced scorecard, pois promove debates mais ricos, pois serão tratados em diferentes ângulos e perspectivas.

Diferente disso, a contratação por compartilhamento de valores visa a maior integração entre colaborador e a organização, fomentando um cotidiano de desenvolvimento e contribuição contínuos.

Porém não é só a partir de novos funcionários que é possível trabalhar melhor a identificação. A sinergia profissional também pode ser desenvolvida na revisão dos procedimentos operacionais junto aos times de colaboradores já existentes.

Mesmo os bons profissionais podem estar no lugar errado, sendo papel do líder identificar em que área ou função cada um pode contribuir melhor para alcançar a visão. O mesmo pode se dizer da metodologia ou ferramentas utilizadas que, muitas vezes, desestruturam a possibilidade de alinhamento estratégico.

Uma vez implantado este conceito, é necessário que ele seja constantemente vivenciado, sendo passível de alterações, assim como os demais aspectos estratégicos. Além disso, também é necessário ter coerência com o mercado que atua e o posicionamento do mercado.

Aqui foi possível perceber que o alinhamento estratégico está intrínseco nas atitudes dos funcionários e nos processos da organização. Para que seja mantido é necessário que a alta gestão administrativa se comprometa com ele por meio de um ciclo contínuo de avaliação e decisões que acarretem em investimentos e ações de fortalecimento contínuo.

Desta forma a cultura corporativa se torna um dos ativos da marca, uma vez que há coerência entre os processos, os relacionamentos dentro da organização e o discurso de quem os pratica.

Os valores passam a ser uma fonte de associação do mercado para com a empresa, o que fortalece a percepção positiva dos consumidores, caracterizando forte vantagem competitiva.

Para saber mais sobre a metodologia balanced scorecard e como implantá-la, clique aqui ou assine a nossa newsletter e receba mais artigos sobre gestão estratégica e ferramentas de administração!


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