Saiba neste artigo o que é gestão estratégica e como ser um gestor estratégico. É preciso colocar o planejamento sistematicamente em prática para obter bons resultados.

O planejamento e a gestão estratégica fazem parte do cotidiano dos administradores, uma vez que no dia a dia, os indicadores precisam ser seguidos, monitorados e reavaliados constantemente, pois são relevantes no processo de  tomada de decisão.

Assim, esse artigo se propõe a esclarecer o que é planejamento estratégico e gestão estratégica, além de informar sobre ferramentas e metodologias que auxiliam na execução.

O que é planejamento estratégico?

É um plano em longo prazo que aponta a estratégia que será executada pela empresa, a fim de ganhar vantagem competitiva. Assim, o planejamento ajuda a entender o que é gestão estratégica, já que é através dele que a execução é colocada em prática.

Porém, antes de ser desenvolvida e executada é necessário fazer algumas análises, pois elas embasam os objetivos e as decisões descritas na formulação da estratégia.

Primeiramente a empresa precisa de um olhar crítico interno para determinar o que pode ser mantido, reaproveitado e otimizado na estratégia, bem como ter a clareza para identificar e assumir os pontos de erro e falha que precisam ser corrigidos e superados, para que novas ações sejam postas em prática.

Para tanto, o uso de ferramentas como Matriz Swot, Cenários prospectivos, 5 forcas de Porter e Matriz BCG  — em que as circunstâncias e características internas e externas são analisadas — mais o engajamento da liderança e colaboradores — são os pontos de partida para a elaboração de um planejamento coerente e bem sucedido.

A contratação de uma consultoria externa para ajudar a conduzir este processo também é de grande valia para o sucesso do planejamento.

o que é gestão estratégica

O que é gestão estratégica?

Para que a estratégia tenha sucesso é preciso que todos os recursos disponíveis sejam organizados e delegados de maneira a favorecer o alcance dos resultados esperados, sendo esta a prática que caracteriza as organizações orientadas à estratégia.

No dia a dia isso está refletido no cumprimento do planejamento estratégico, na constante análise e monitoramento dos diversos fatores internos, bem como na avaliação das oportunidades e ameaças externas que afetam positiva e/ou negativamente os resultados das ações e decisões tomadas.

O que torna a escolha dos indicadores, a correta interpretação dos dados e a sincronização das ações com as tendências de mercado fatores de atenção. Este monitoramento diário precisa apontar perspectivas e provocar insights, uma vez que são atividades ligadas ao do dia a dia do gestor estratégico.

A partir destes insights e novas perspectivas, é necessário articulação por parte do líder para promover as mudanças necessárias e corrigir ações com baixo desempenho.

Elas devem ser questionadas e reorientadas com a menor burocracia e a maior assertividade possível, de forma a manter o engajamento dos diversos setores.

Esses argumentos explicam a importância de conhecer o que é gestão estratégica, pois essa ferramenta  permite aos profissionais a utilização inteligente dos recursos da empresa, de maneira a evitar desperdício de tempo e recursos, bem como se destacar no mercado ao atingir com sucesso os objetivos da estratégia.

Como ser um gestor estratégico?

As habilidades para ser um bom administrador podem ser conquistadas a partir de programas de capacitação de alta qualidade técnica, uma vez que os participantes podem aprender com a experiência de profissionais que atendem grandes organizações.

Plataformas com metodologias que reforçam o conhecimento aplicado, a partir de mentorias e estudos de casos reais — a partir da perspectiva e auxílio de quem já passou por tais desafios — são imprescindíveis para a assimilação e desdobramento do conteúdo nos mais diversos contextos empresariais.

Ao procurar por opções é preciso estar atento a esses detalhes, a fim de ter uma formação consistente que garanta conhecimento e segurança para planejar e executar estratégias, uma vez que apenas o conhecimento empírico não é suficiente para as atingir as expectativas do mercado.

Outra característica importante sobre os programas de capacitação é o foco em uma metodologia específica, pois assim podem garantir a profundidade necessária ao invés de abordar muitas opções de maneira mais generalista e superficial.

Modelo de gestão estratégica

Existem diversas metodologias voltadas para resultados que, cada uma a sua maneira, moldam em seus processos do que é gestão estratégica. Uma das principais e mais reconhecidas é o Balanced Scorecard.

Com ela a empresa precisa estar sincronizada em seus diferentes setores, pois a visão (formulada durante o processo de planejamento estratégico)  é o centro de todos os esforços e precisa ser alcançada. Para tanto, a metodologia se vale de quatro perspectivas que norteiam os diferentes recursos da empresa em prol de um objetivo comum. São elas:

  • Perspectiva financeira;
  • Perspectiva dos clientes;
  • Perspectiva interna;
  • Perspectiva de aprendizagem e inovação.

A partir delas é possível delegar objetivos estratégicos em curto prazo que, em sincronia, culminam no atingimento da visão empresarial de longo prazo.

Isso é possível porque cada uma das perspectivas tem iniciativas, metas e indicadores próprios que, ao serem colocados em prática, favorecem o sucesso dos objetivos das demais perspectivas.

Todas essas atividades simultâneas são descritas e monitoradas no mapa estratégico, ferramenta visual que auxilia o entendimento de o que é gestão estratégica e como ela é executada.

Outro benefício do mapa estratégico desenvolvido pela metodologia do Balanced Scorecard é promover a fácil assimilação da estratégia, pois ao colocar em diferentes perspetivas os mais variados setores e seus objetivos, os funcionários passam a enxergar como suas tarefas diárias contribuem e impactam a estratégia da organização.

Esta cooperação só é possível se a informação for passada com clareza e de forma estruturada.

Com isso é possível perceber que o Balanced Scorecard coloca a comunicação como um dos fatores primários da implementação de uma estratégia bem sucedida, pois todos precisam estar cientes de suas atribuições a fim de que se engajem e colaborem ao máximo com os resultados.

E agora que já sabe o que é gestão estratégica e o modelo Balanced Scorecard, confira o artigo sobre como fazer um mapa estratégico para a sua empresa e colocar em prática esta ferramenta que um é um dos pontos fundamentais para a comunicação e monitoramento da estratégia.


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