Tire as dúvidas de como fazer um planejamento estratégico passo a passo, comece a desenvolver o da sua empresa e se torne um grande líder.

Todo líder precisa direcionar a equipe e utilizar os recursos disponíveis da forma mais produtiva possível. Ele também é responsável por identificar e incentivar a geração de boas ideias para alavancar resultados a partir de ações mais assertivas.

Somado a isso, a necessidade constante de atualização e monitoramento de tendências, e análise de mercado pode fazer parecer sobrecarregada a função e o dia a dia do gestor.

No entanto, ao se preparar com antecedência e preparar sua equipe através da comunicação da estratégia, o cotidiano se torna mais organizado. O principal desafio deste gestor é fazer um planejamento estratégico bem sucedido, visto que muitos têm dificuldades em traçar um plano e seguir um passo a passo para a formulação da estratégia de sua área, ou mesmo de sua organização.

Isso porque é necessário ter visão sistêmica e intensa capacidade de articulação desde a primeira reunião para as tomadas de decisão, fazer as perguntas certas e buscar nas respostas o caminho a ser trilhado pela empresa, mantendo o engajamento e entendimento da equipe.

Neste artigo abordaremos o passo a passo de como fazer um planejamento estratégico bem sucedido, além de aplicação prática de cada uma das etapas que serão aqui descritas. É importante dizer que existem excelentes programas de capacitação que auxiliam no desenvolvimento de habilidades e no domínio de metodologias e ferramentas.

A vivência com outros profissionais e a experiência de instrutores com prática no mercado, trazem segurança e uma perspectiva mais abrangente para cada uma das fases que serão abordadas a seguir, tornando mais apurada a busca por soluções e a análise das informações.

Como fazer um planejamento estratégico passo a passo

Para desenvolver o planejamento estratégico o líder precisa reunir os gestores das principais áreas da empresa para garantir a coerência das decisões, bem como o melhor desencadeamento de ações e consequências, um fluxo contínuo entre resultados e estratégia.

A comunicação é parte integrante de todo o processo para garantir o engajamento e a correta atuação de cada um dos colaboradores da empresa frente à estratégia.

Não existe um período específico para que a empresa desenvolva um novo planejamento estratégico, bem como o tempo de vigência é particular a cada realidade empresarial. Normalmente o planejamento estratégico é feito em ciclos, revisitado pelos lideres em um período de 3 a 5 anos.

Ainda que fique claro como fazer um planejamento estratégico passo a passo será necessário revisá-lo constantemente. O líder deve reavaliar se as ações estão correspondendo à estratégia e fazer alterações necessárias, corrigindo erros e encontrando alternativas para que os objetivos sejam alcançados. Estas revisões estratégicas podem acontecer a cada 3 meses.

como fazer um planejamento estratégico passo a passo

Passo 1: análise externa

A análise externa é uma fase que possibilita a investigação sobre os caminhos a serem adotados. Entender o mercado, as tendências e como o público-alvo tem adquirido produtos semelhantes é fundamental para escolhas mais assertivas.

Estabelecer as principais informações a serem colhidas, de modo a entender o que é mais valorizado pelo cliente e como tem sido a atuação do mercado e da concorrência frente a essa demanda, são insumos que devem serem considerados.

Realizar pesquisas em campo, via formulários, ter acesso a relatórios de mercado existentes, observar o comportamento de mercados semelhantes em outros países, são algumas alternativas de como obter informações complementares ao processo.

Passo 2: análise interna

Nesta etapa de como fazer um planejamento estratégico passo a passo os períodos anteriores precisam ser revistos, de forma abrangente, levando em conta todos os aspectos relevantes. Ou seja, não são apenas os resultados que importam, mas também o que foi feito e de que forma foram monitorados.

Questionamentos sob as diversas perspectivas (mercado, ambiente interno, concorrência, fatores externos, etc) devem ser usados como insumo para detalhar os acertos e erros das ações. Entender como devem ser feitas as melhorias e acertar os processos internos são fatores chave na busca de melhores resultados.

Perguntas como “o que podemos fazer melhor?”, “quais são nossas dificuldades?”, “como conseguiremos atingir o nível de qualidade ou o resultado desejado?” trazem respostas interessantes e produtivas na busca por estas melhorias.

Se os problemas identificados forem a falta de engajamento de funcionários, falha de comunicação e a ausência de interação entre os diferentes setores, a adesão a um novo modelo de gestão estratégica – como o Balanced Scorecard – pode ajudar a resolver essas dificuldades internas.

Veja abaixo como cruzar as informações das análises (ambiente interno e externo) e saber mais sobre como fazer um planejamento estratégico passo a passo.

Passo 3: processamento das análises

Em posse das informações internas e externas é preciso desenvolver a Matriz SWOT, para explorar junto com a equipe, os principais pontos levantados nas análises prévias. Estes insumos também servirão como base para desenhar os possíveis caminhos da estratégia que a organização decidirá seguir.

Ao classificar as informações internas como forças ou fraquezas e os dados externos como oportunidades e ameaças é possível enxergar com facilidade o que pode ser explorado.

A matriz possibilita enxergar caminhos de desenvolvimento, crescimento e — em circunstâncias preocupantes — trilhar estratégias de manutenção do desempenho ou, até mesmo, de sobrevivência.

Neste estágio é possível perceber a correlação entre as análises, tornando o processo mais fluído de como fazer um planejamento estratégico passo a passo. Esta abordagem detalhada proporciona um entendimento mais apurado da liderança e pode ser feita simultaneamente, otimizando o tempo para a construção da estratégia.

Passo 4: posicionamento

Ao verificar o cenário em que a empresa está inserida, tanto interna quanto externamente, e também considerar as possibilidades de estratégia a serem adotadas, é possível determinar o posicionamento da empresa, seja um nova ou a revisão/continuidade da estratégia já existente.

A missão, visão e valores precisam ser o reflexo do que a empresa faz, como faz, para quem faz e em que acredita. A sinergia entre os três conceitos e as atividades diárias precisam existir para que a empresa seja consistente e tenha força frente ao mercado, aos colaboradores, clientes e parceiros.

No como fazer um planejamento estratégico passo a passo, estes conceitos podem ser entendidos como:

  • Missão: a razão pela qual a empresa existe. A quem suas atividades, produtos e serviços se destinam e como os beneficiam;
  • Visão: patamar que pretende alcançar em período determinado de tempo (a maneira como será atingida é descrita na estratégia);
  • Valores: comportamentos que norteiam todas as atividades e relações no cotidiano da corporação.

Passo 5: estratégia

Tendo a Visão como ponto final dos objetivos que serão determinados, é preciso estipular ações durante a vigência do planejamento estratégico, tendo em vista que ao final do período proposto para o ciclo da estratégia, a Visão (novo patamar projetado) deverá ser a realidade da empresa.

Dentro do Balanced Scorecard (BSC) a organização das ações se torna mais prática, pois proporciona organizar objetivos de curto e médio prazo que se favorecem mutuamente, contribuindo para o alcance das metas.

As quatro principais perspectivas (financeiro, cliente, procedimentos internos, aprendizagem e inovação) de toda a empresa são o ponto de partida para definir quais são os objetivos, o que será feito para alcançá-lo, como será mensurado e quais os índices desejados.

Esse alinhamento é extremamente importante e deverá ser feito já no planejamento estratégico, ainda que a execução e revisões, sejam feitas durante a gestão estratégica.

O desenvolvimento do mapa estratégico — parte da metodologia balanced scorecard — para comunicar e nortear as atividades das equipes, bem como a utilização da ferramenta na rotina de monitoramento favorecem o líder e sua atuação em todo o processo.

A importância em dar atenção às variantes envolvidas em como fazer um planejamento estratégico passo a passo e conseguir executá-las é inquestionável para a gestão de um bom líder.

Ao ter dúvidas sobre a implementação de um planejamento estratégico passo a passo, procure por alternativas de programas de capacitação que tragam segurança na tomada de decisões. A certeza que não pode deixar de existir é que tanto o planejamento quanto a gestão estratégica precisam ser sistematizados dentro das organizações, independente do seu porte.


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