Optar por um programa de liderança significa buscar novas ferramentas, abordagens e perspectivas para os cenários que se apresentam. Os gestores estratégicos desse século têm desafios complexos para resolver e, por isso, precisam se preparar para endereça-los de forma mais efetiva.

Neste contexto, as capacitações aprimoram os profissionais a partir de diversos conceitos, ferramentas e metodologias que fazem real diferença no contexto de mercado no qual a empresa está inserida.

Diversas competências são desenvolvidas, fazendo com que os participantes entendam o papel fundamental que a gestão estratégica tem nos resultados da empresa, a partir do impacto de suas decisões e forma de gerenciar processo, projeto e pessoas.

Ao continuar a leitura, você tem mais informações dos programas de capacitação que FW Symnetics oferece. Programas focados em profissionais que desejam trabalhar a transição de carreira, seja de nível hierárquico ou atualizações específicas, sendo possível estender suas aplicações ao time, através de mentoria e desenvolvimento de processos customizados.

A liderança como a chave do negócio

A fase de transição do mercado deve ser acompanhada de perto, uma vez que boas lideranças podem identificar inúmeras oportunidades para a corporação, gerando diferenciais competitivos ao somar mais valor à marca.

Para tanto, modelos de gestão como o Balanced Scorecard (BSC) se tornam referência, pois vai de encontro às demandas atuais de flexibilidade, inovação, visão holística e sistêmica, diminuição de hierarquia, comunicação e propósito conjunto.

Para ser implementado, este método necessita do talento da liderança para mobilizar pessoas, já que elas são o principal ativo das organizações, sendo urgente o engajamento e valorização desta força de trabalho.

Ferramentas, como o planejamento estratégico, continuam tendo espaço neste contexto, sendo um dos mecanismos de concretizar em objetivos e indicadores, as orientações que nortearão a empresa nesta fase de mudança.

A partir dessas diretrizes, o aprendizado aplicado no Programa Strategy Execution busca ser efetivo no contexto da organização e na realidade do dia a dia, uma vez que tem potencial para resolver, de forma objetiva e competente, as complexas variáveis que envolvem a execução da estratégia.  Veja a seguir as diferentes etapas que compõem o Programa:

Evolução, o efeito do Programa Strategy Execution

Como ponto crítico para o sucesso das empresas, a liderança precisa ser desenvolvida nas diversas atribuições que lhe são conferidas. As etapas que compreendem a estratégia, são abordadas em 4 módulos que podem ser feitos separadamente, de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada participante:

  • Planejamento;
  • Gestão e execução;
  • Engajamento;
  • Gestão de riscos.

A fase inicial prevê a familiarização dos profissionais com a formulação da estratégia, a partir dos processos de construção de cenários possíveis que serão avaliados e parametrizados para execução futura.

Ainda em planejamento, o método BSC já passa a ser trabalhado, a partir da apresentação do mapa estratégico, cuja função e organizar e comunicar todas as fases da estratégia escolhida.

Já na segunda etapa o dia a dia do fazer estratégico se torna pauta principal, uma vez que as competências visam o aprimoramento do monitoramento, aprendizado estratégico e governança dos recursos à disposição do gestor, alinhando com os profissionais a necessidade de manter conhecimento, interpretação e possíveis reações aos indicadores analisados.

Na parte de engajamento, se dá o entendimento sobre a gestão das pessoas, dado os esforços de manter sob o mesmo foco todos os profissionais, contemplando a contribuição particular de cada área por meio do desdobramento estratégico. É neste módulo em que a materialização da estratégia é descrita de forma alinhada e sua comunicação difundida de forma contínua.

E em todos esses momentos, os percalços aos quais o líder terá de enfrentar são tarefas da gestão da mudança resolver, fazendo o máximo possível para ser feita de maneira fluída e efetiva. A implantação de um novo modelo de execução estratégica requer o comprometimento da organização para alcançar os resultados almejados.

Para finalizar, como toda decisão tem oportunidades e ameaças por trás dela, a gestão de risco é o papel de manter todos os cenários possíveis sob sistemática observação, buscando e aperfeiçoando indicadores que de forma positiva ou negativa, interfiram na estratégia.

A ideia de todo o programa é fomentar a ação integrada como maneira mais efetiva de concretizar a estratégia, alcançando resultados sustentáveis para os negócios da organização.

Adaptação para um aprendizado completo

O Programa Strategy Execution, assim como os demais programas de capacitação da plataforma, conta com uma didática sob medida para os desafios do século XXI.

Videoaulas iniciam o processo cujo aprofundamento acontece a partir das sessões presenciais. A duração total acontece em poucos dias, favorecendo a agenda dinâmica dos profissionais e também a agilidade de aprendizado e suas aplicações.

Os docentes são consultores especialistas na metodologia, tendo vasta experiência na implementação e execução da estratégia em organizações nacionais e multinacionais, privadas e públicas, conferindo à Symnetics uma abrangência de mercado, dado os diferentes segmentos atendidos.

E como esperar um ensinamento aprofundado sem a atenção personalizada, fator crítico e vastamente defendido pela nova forma de relacionamento interpessoal?

A FW Symnetics soma mentoria aos programas como finalização do processo de aprendizado, a partir de sessões online feita após o término da programação. Os participantes têm a oportunidade de discutir objetivamente os desafios ou melhorias que encontraram na implementação pós-curso.

Assim se garante um ciclo completo de aprendizado, aplicação e amadurecimento dos conceitos, proporcionando um melhor aproveitamento e conversão de resultados!

programa de liderança

Deixe uma resposta

Fechar Menu