Veja quais etapas é preciso desenvolver seguindo este modelo de planejamento estratégico!

Fazer projeções para o futuro a longo prazo da empresa e organizar os recursos disponíveis para alcançar esses objetivos é a maneira mais eficiente de fazer o negócio crescer e se desenvolver.

O conhecido documento que organiza todas as informações pertinentes é o planejamento estratégico.

O maior desafio em relação a ele é o levantamento e interpretação de dados, pois as informações são a base de todas as decisões a serem tomadas.

Confira os passos para desenvolvê-lo a partir de informações detalhadas e modelo de trabalho disponibilizado a seguir.

modelo de planejamento estratégico

Como fazer o planejamento estratégico?

Para projetar o futuro o planejamento estratégico depende de dados.

Conseguir as informações necessárias — internas e externas — e fazer análises cuidadosas sobre elas são as duas tarefas mais importantes deste trabalho.

Em seguida há a fase de posicionamento do negócio, em que as primeiras decisões são tomadas. Elas acompanharão todo o processo, pois estarão refletidas dentro das ações estratégicas.

Para finalizar, a estratégia é delimitada e detalhada, a fim de tornar mais clara a sua execução diante das atividades e rotinas diárias. Como resultado, acabam por resultar na visão que foi idealizada na fase de posicionamento de mercado.

Há também importantes etapas que auxiliam o entendimento na hora da execução da estratégia — a criação do planejamento tático e operacional — que funciona como complemento ao modelo de planejamento estratégico, definido previamente pela alta liderança da organização.

Outra postura que favorece o desenvolvimento do documento é não concentrá-lo apenas no diretor, mas garantir a participação de acionistas ou sócios, tanto para qualidade da análise quanto para atender minimamente o interesse de cada parte.

Abaixo segue o passo a passo para que você não deixe escapar nenhum detalhe na hora da elaboração do planejamento estratégico.

1) Análises

Análise Interna

Avaliar o grau de maturidade da empresa na gestão de pessoas, na produção, no relacionamento com os fornecedores e no atendimento aos clientes é o primeiro passo para a construção do planejamento estratégico:

  • Entenda o que precisa ser melhorado e descreva de forma objetiva, mas cirúrgica. Fuja de apontamentos superficiais;
  • Identifique e valorize as boas práticas, pois elas devem ser otimizadas e ampliadas.

Análise Externa

Não é apenas a concorrência direta que precisa estar no escopo de avaliação, mas as tendências do mercado em que está inserido, a concorrência indireta e demais fatores como legislações que afetam a organização:

  • Avalie o posicionamento dos concorrentes;
  • Observe as características de consumo e o perfil dos clientes;
  • Reconheça tendências de mercado;
  • Fique atento e reaja rapidamente às mudanças.

Cruzamento de dados

A partir da metodologia, tal como a matriz swot, as informações colhidas até aqui são categorizadas para promover o melhor entendimento do que elas significam para o posicionamento da empresa.

Por definição, o nome é a união das iniciais de cada um dos quadrantes que a forma: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Assim, dentre as informações internas, é preciso decidir se o enquadramento é como força (qualidade) ou fraqueza (deficiência) da empresa.

Por sua vez os dados internos são colocados como oportunidades ou ameaças de acordo com as características que apresentarem.

Diante da matriz completa, o gestor estratégico terá algumas perspectivas e poderá trilhar diferentes caminhos, a depender dos quadrantes que tomar por prioridade.

2) Posicionamento

Após avaliar as informações citadas acima já é possível estabelecer o alicerce da estratégia a partir do posicionamento de mercado, de sua missão, visão e valores.

O momento escolhido se dá porque as análises anteriores proporcionam atualização sobre o mercado e da própria empresa e são suficientes para permitir uma projeção de futuro mais assertiva.

Obviamente que o exercício de entender as causas de resultados e situações não é feita somente ao desenvolver o modelo de planejamento estratégico. Ao contrário disso, o monitoramento é tarefa do dia a dia. Porém a reavaliação durante este processo traz os insights necessários à projeção de futuro.

E para que a missão, visão e valores possam cumprir inteiramente ao propósito estabelecido, é preciso garantir o entendimento sobre cada um e responder algumas questões de forma objetiva e inspiradora.

  • Missão: O que somos? Qual o propósito da nossa solução?
  • Visão: O que queremos ser? Que posição teremos no mercado?
  • Valores: Qual é a nossa cultura empresarial? Os comportamentos que norteiam todas as atuações e interações?

3) Estratégia

Toda empresa busca lucro e sustentabilidade do negócio, o que resulta em relevância e rentabilidade frente ao mercado. A melhor forma de garantir tais características é implementar estratégias inovadoras, buscando explorar novos horizontes, testar novos conceitos, estar um passo à frente da concorrência.

A partir dos exercícios e tomadas de decisão realizadas até aqui, é possível identificar o caminho que a empresa percorrerá para alcançar a sua visão de futuro e chegar no patamar almejado.

Para delinear melhor o trabalho a ser desenvolvido, seus objetivos, metas e métricas devem ser descritos de forma a facilitar o entendimento, promovendo o engajamento de toda a organização.

Aqui o horizonte é de longo prazo, baseado em fases estratégicas de menor duração que possibilitem o acompanhamento criterioso do que será feito, a fim de entender se o desempenho da execução está como o esperado ou se precisa de ajustes.

A orientação deve ser por meio de planos de ação em que haja objetivos claros, sendo delimitados por prazos, além de serem relevantes e realistas frente ao posicionamento da organização no mercado em que está inserida.

Modelo de planejamento estratégico

Para facilitar o processo do planejamento estratégico — bem como o compartilhamento das informações e o entendimento da ferramenta, disponibilizamos um modelo simples que pode ser utilizado como referência dentro de diferentes realidades empresariais.

modelo de planejamento estratégico

Gostou da ferramenta? Neste artigo foi apresentado o passo a passo para a elaboração do planejamento estratégico, bem como um modelo simples para a realização das análises e mapeamento dos planos de ação, que poderá ser aplicado imediatamente na sua organização.

Por se tratar de um conhecimento indispensável aos gestores que buscam desenvolvimento e crescimento do negócio, é importante contar com templates simples e de fácil implementação.

Há, ainda, outras metodologias e ferramentas complementares ao planejamento estratégico que devem ser adotadas para melhor articular os diferentes setores das empresas. É o caso do mapa estratégico, ponto central da metologia balanced scorecard.

A partir dele é possível propagar mais facilmente as ações que concretizam a proposta de valor e de futuro do negócio.

Isso porque o mapa estratégico impacta a comunicação, facilitando o entendimento da estratégia por todos os setores de forma determinante.

Sendo assim, a importância de desenvolver com clareza o modelo de planejamento estratégico fica mais uma vez evidenciado, pois a partir dele outras iniciativas serão desencadeadas, influenciando diretamente na qualidade da implementação e consequentemente dos resultados obtidos.

Para saber mais sobre a metodologia balanced scorecard e como implantá-la, clique aqui ou assine a nossa newsletter e receba mais artigos sobre gestão estratégica e ferramentas de administração!


Deixe uma resposta

Fechar Menu