6 exemplos de balanced scorecard para você entender de uma vez por todas

Neste artigo você vai encontrar 6 mapas estratégicos preenchidos (balanced scorecard exemplo confecção, supermercado, oficina, loja de móveis, foodtruck, fábrica de embalagens e supermercado) para não ter dúvidas ao implantar a metodologia na sua empresa.

O balanced scorecard é um modelo de gestão estratégica que orienta os esforços e os recursos da empresa em ações coordenadas com foco na estratégia.

Como já falamos neste artigo completo sobre o tema, a metodologia utiliza quatro perspectivas diferentes, tanto externas quanto internas, a fim de abranger as principais perspectivas do negócio para o sucesso da estratégia.

São elas:

  • Perspectiva do cliente;
  • Perspectiva interna;
  • Perspectiva de aprendizagem e inovação;
  • Perspectiva financeira.

Para a implantação é preciso, primeiramente, desenvolver o mapa estratégico da organização, ferramenta cujo ponto de partida é a estratégia e a visão da empresa para, em seguida, serem desdobradas em objetivos menores, com metas, iniciativas e indicadores próprios em cada uma das perspectivas de negócios.

Porém, antes de iniciar, é preciso clareza quanto a visão (sair do ponto A para o ponto B), pois ela é o início e centro de toda a metodologia.

Confira abaixo seis exemplos para que nenhuma dúvida atrapalhe na construção do mapa estratégico de sua organização:

Balanced scorecard exemplo confecção

Visão: Ser a maior marca de moda plus size do Brasil.

Balanced scorecard exemplo oficina mecânica

Visão: Oferecer serviços automotivos com o melhor custo-benefício da cidade X.

Balanced scorecard exemplo loja de móveis

Visão: Ter a maior variedade de móveis e decoração da região X.

Balanced scorecard exemplo foodtruck

Balanced scorecard exemplo fábrica de embalagens

Visão: Ser referência no segmento de embalagens de doce na região.

Balanced scorecard exemplo supermercado

Visão: Ter a melhor variedade de produtos naturais da cidade.

A partir desses exemplos, fica clara a correlação entre cada um dos objetivos, em que a realização de um automaticamente favorece o acontecimento do outro.

Assim, o balanced scorecard trabalha com a visualização completa das ações, a fim de garantir o cumprimento da estratégia vinculada à perspectiva financeira das organizações.

Caso a relação de efeito e ação não se concretize é necessário avaliar o indicador usado e analisar a relevância do objetivo, podendo até alterar qualquer um desses pontos, para continuar a alcançar a visão (sair do ponto A para o ponto B), que é o centro da metodologia.

Cada um dos exemplos abordou situações fictícias e utilizou exemplos diretos e práticos, porém, as ações em cada uma das perspectivas não precisa ser única, sendo possível expandir a quantidade de objetivos, iniciativas e métricas dentro de uma mesma perspectiva.

Outro fator importante é a delegação das atividades para a pessoa ou setor competente, bem como a delimitação de tempo para o alcance de cada um dos objetivos, uma vez que o tempo de cada um deles difere de acordo com a complexidade de fatores envolvidos.

Gostou dos exemplos? Tem interesse em implantar a metodologia e quer se aprofundar no assunto?

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