Desenvolvimento de Liderança: Aprenda a se Desenvolver e Tomar as Decisões Certas Com Este Passo a Passo

Ponto crítico para as empresas, estar preparado para ser a próxima liderança pode ser a vantagem competitiva que está faltando para chegar ao patamar desejado. Aprenda a aplicar o Desenvolvimento de Liderança em sua empresa.

Em tempos de indústria 4.0 pode até parecer contrassenso — mas ao decorrer do artigo ficará claro que não é — que os CEO’s ainda estão patinando na questão digital.

As relações de trabalho X automação, liderança e outros tópicos iminentes deste novo cenário estão entre as principais preocupações destes executivos.

Apesar de todos os citados estarem presentes na lista de preocupação dos grandes líderes, as duas principais estão diretamente ligados à gestão de pessoas: o desenvolvimento de liderança para a sucessão (64%) e a falha em atrair e reter os melhores talentos para a companhia (60%).

O percentual apresentado é da americana DDI (Development Dimensions International) e tornam clara a busca dos executivos em preparar para as empresas um futuro com chances concretas de sustentabilidade de negócio e relevância de mercado.

A seguir trazemos oito dicas para desenvolver uma liderança criativa, perene e pronta para os desafios do século XXI.

1. Entenda a realidade da posição

Pesquisas e índices que relatam os desafios enfrentados pelos profissionais que ocupam o cargo almejado, são fontes ricas para se ter como guia, pois facilitam o entendimento tanto do cotidiano deste profissional quanto de sua função dentro da organização.

A partir deles é possível investir tempo e energia em tópicos úteis para conseguir as competências necessárias, seja aprofundando as informações, conhecimento e contatos a fim de ter recursos que o façam capazes de melhores respostas a estes desafios.

2. Personalize o processo

Macrotendências afetam todas as organizações devido ao poder de penetração de mercado e impacto na realidade de consumo.

Ainda assim, mesmo que o impacto não alcance todas as organizações, esta realidade é absorvida de forma distinta em cada uma delas.

Alguns questionamentos devem ser feitos:

O setor no qual pretende se desenvolver e, principalmente, as empresas nas quais tem a vontade de trabalhar estão vulneráveis em que ponto?

De que maneiras podem se beneficiar e destacar, no que têm feito errado ou negligenciado estrategicamente?

3. Desenvolva perfil integrador

A liderança contemporânea e a do futuro precisa envolver e inspirar.

A preocupação e sentimentos reais de pertencimento à missão e à visão da empresa, bem como o compromisso junto aos demais membros, colaboradores e clientes precisa ser difundida e estar tão arraigado como o foco em resultados.

Todas as operações que materializam os rendimentos, metas e métricas da empresa só são possíveis a partir da atuação de dezenas a milhares de funcionários e da escolha de outro montante, ainda maior, de clientes.

Entender a força do relacionamento e desenvolver habilidades pessoais — ao praticar e promover ações de cooperação e valorização em todos os níveis — promovem a satisfação e dão norte para toda a cadeia de liderados e consumidores.

4. Resiliência para a pressão

Vulnerável, ambíguo, incerto e complexo são as características do mercado que os executivos enfrentam diariamente.

A imprevisibilidade do cenário tira cotidianamente o líder da zona de conforto, o que deve ser encarado como desafio e não uma surpresa estarrecedora.

Trabalhar de maneira produtiva frente a estas condições e em meio a necessidade de gestão de mudanças e de riscos, é diferencial importante aos que almejam este tipo de desenvolvimento de liderança profissional.

5. Foco em inovação

Responsável em indicar alternativas de caminhos a curto e a longo prazo que as organizações podem percorrer para manter e crescer a participação de mercado que ocupa, o investimento na estratégia de inovação é ponto crítico em todas as corporações.

Possível a partir de incrementos ou de maneira mais efetiva, a partir de criações de produtos e serviços disruptivos, a inovação é a única maneira de criar o futuro e melhorar as chances de sucesso.

Sem ela, as empresas ficam estagnadas, sem opções, precisando copiar a concorrência, na tentativa de se manter competitivo.

Ter abertura que fomente a cultura da inovação, ao incentivar e reconhecer tentativas, bem como estar disposto a estruturar em tempo, resultado e recursos financeiros a estratégia da inovação é papel fundamental da liderança.

6. Não se esqueça do básico

Ainda que os desafios de quem quer o posto de gestão em empresas de grande porte tenham características diferenciadas a cada período, o novo é somado com as responsabilidades já existentes.

A capacidade de processamento de informações sem perder o foco — de maneira a priorizar o que realmente é produtivo para a estratégia —, a rapidez de resposta em ações frente ao mercado e às necessidades internas da empresa, bem como a capacidade de negociação junto a parceiros e stakeholders, além do networking, é prerrogativa básica desta posição.

7. Capacitação de alto nível técnico

Capacitações focadas em modelos de gestão trabalham ferramentas consolidadas a partir da perspectiva de profissionais conceituados que já as aplicaram dezenas a centenas de vezes em diferentes empresas, circunstâncias internas e situação de mercado.

Com isso a capacidade técnica é altamente beneficiada, pois ganha novas perspectivas, o que é primordial para executivos: ter cartas nas mangas e — mais do que isso — ter conhecimento suficiente que proporcione a implementação e execução efetiva.

8. Mentoria para o desenvolvimento de liderança

Aprender com quem resolve os desafios que almeja para o futuro profissional é a maneira mais eficiente de desenvolvimento de liderança.

A experiência adquirida em anos de atuação é insubstituível e pode acelerar o processo de amadurecimento de quem está em busca de uma promoção, ainda mais quando tais conhecimentos são compartilhados.

Soma-se a isso a necessidade da própria vivência para o crescimento como gestor.

Todos estas dicas potencializam o processo de desenvolvimento de quem quer aproveitar ao máximo a oportunidade de entender e aplicar estes conhecimentos em sua carreira profissional.

FW Symnetics

Share
Publicado por
FW Symnetics

Posts Recentes

Ser líder hoje: tomar decisões, assumir direções

Como vimos no artigo Implementar a estratégia III: a potência da colaboração, estabelecer um vínculo sólido entre a liderança e…

5 anos atrás

Ser líder hoje II: a potência de um propósito

Dentro de uma onda crescente de mecanização e automação do trabalho em diversas esferas, uma das posições que ainda não…

5 anos atrás

Implementar a estratégia III: a potência da colaboração.

Como em muitas outras áreas da nossa vida, saber se relacionar bem com os outros pode ser a diferença entre o…

5 anos atrás

Implementar a estratégia II: do pensamento para a ação.

A ação é a ponte que liga a imaginação com a realização. Um plano de ações orientado por um objetivo…

5 anos atrás

Implementar a estratégia I: uma premissa da inovação

Grandes ideias podem mudar drasticamente o cenário de um mercado aparentemente estabelecido. A ebulição de startups dos últimos 10 anos…

5 anos atrás

Execução da estratégia: um passo ou um salto?

Pensamento estratégico é vital para alcançar bons resultados nos negócios. Esse fato já é um consenso geral, mas o que…

5 anos atrás