Tendências

Tendências

audiências avançadas | Comportamento | mentalidade data-driven | YouTube

O Case Ambev e a Mentalidade Data-Driven

Publicado em 27/11/2019

Todo mundo sabe da importância dos dados. Basta notar que as empresas que mais cresceram nos últimos anos tem no seu core esse compromisso de ser data-driven, e existe uma enorme oportunidade para muitas outras chegarem aos estágios mais avançados dessa transformação.

Dados são uma riqueza ainda tão pouco explorada, que ela não está sendo nem mesmo avaliada formalmente nas análises de valor das empresas. É como se a gente avaliasse o solo, mas ignorasse o potencial escondido no subsolo. No entanto, é apenas uma questão de tempo até o valor da massa de dados de um negócio começar a fazer parte do balanço das empresas, assim como o goodwill de marca já faz hoje. Segundo a consultoria Gartner, em 2021 isso já será uma realidade.

Audiências Avançadas é o termo usado pelo Google para interesses e intenções que não levam em conta parâmetros de idade e gênero. A escala das plataformas Google permite que bilhões de sinais sejam avaliados quase em tempo real, com atualizações ininterruptas. Assim, semelhanças de comportamento em múltiplos contextos são detectadas e organizadas para uso das marcas.

A Ambev, com um drive cada vez mais digital, entendeu que o caminho a seguir é o de brand as creator – se aproximar das pessoas contando histórias relevantes. Esse artigo mostra como a Ambev apostou em conteúdo no Youtube para garantir resultados. Por exemplo, o engajamento do público ficou 30% acima da média da indústria de bebidas e foi o maior da história da marca.

 

Ver outras tendências