Tendências

Tendências

future of mobility | liderança | user centered design | user experience

O novo CEO da Ford

Publicado em 24/05/2019

Foi uma surpresa quando a Ford Motor Company anunciou recentemente que havia selecionado um executivo-chefe que não havia sido criado em Detroit e que não se adaptava facilmente aos moldes dos CEOs estabelecidos. Ele era um fabricante de móveis. No carro do futuro, você pode se importar mais sobre como o assento do motorista gira do que como o motor ronca. Jim Hackett, 63 anos, é um produto do outro cluster corporativo de Michigan – as três empresas de móveis de escritório em Grand Rapids, incluindo a Steelcase, que Hackett administrou por duas décadas. Na Steelcase, Hackett tornou-se um devoto do design thinking, mudando o foco da companhia dos cubículos para a experiência das pessoas com os produtos e transformando uma empresa de material de escritório em líder da revolução na maneira como trabalhamos.

A escolha de Hackett para liderar a Ford é um retrato dos novos tempos. Nós não vivemos na era do automóvel ou mesmo na idade do computador. Vivemos na era da experiência do usuário. O paragrafo abaixo foi retirado deste artigo da The Atlantic.

“Se você observar a história dos negócios, os vencedores serão quase sempre aqueles que acertarem sua experiência com o usuário ”, disse Hackett, embora tenha admitido que colocar uma pessoa da experiência no comando de todo o programa tenha suas armadilhas. “Há uma parte de mim que gostaria de passar todo o meu tempo aqui”, ele me disse enquanto estávamos no estúdio de design. “Eu fico muito feliz e revigorado de pensar sobre o potencial das coisas. Mas quando eu saio daqui, tenho outro tipo de responsabilidade, ou seja, eu preciso – temos que – entregar resultados. Nós temos acionistas. Esse é um problema de design em si.”

Ver outras tendências